Ginecomastia

 

A Ginecomastia é um termo que significa “mamas com aspecto feminino”.
Embora seja uma situação pouco comentada, acomete aproximadamente 40% da população masculina.
Muito freqüente na adolescência, a Ginecomastia regride espontaneamente em grande parte dos casos por volta dos 18 anos de idade.
O aumento das mamas é devido ao crescimento da glândula mamária, do tecido gorduroso da região, ou de ambos, podendo ser uni ou bilateral.
Na maioria dos casos, não tem uma causa aparente. No entanto, alguns medicamentos ou problemas clínicos podem estar relacionados (problemas hormonais, medicamentos, drogas, esteróides anabolizantes, tumores, etc).

O paciente deve ser submetido a um detalhado exame clínico pré-operatório para investigação, diagnóstico e tratamento de possíveis causas identificáveis.
Nesse exame será detectado se o aumento da mama é secundário ao crescimento da glândula mamária, do tecido gorduroso ou ambos.
Nos casos de adolescentes, além da investigação clínica completa, pode haver a necessidade de aguardar um período de acompanhamento, até a completa estabilização do quadro, para então programar a cirurgia.

Quando a glândula está aumentada e há necessidade de sua ressecção, a abordagem é feita através de incisão em semicírculo, contornando a metade inferior ou superior da aréola.
Nos casos em que não há necessidade de ressecção da glândula, quando apenas o tecido gorduroso local está aumentado, o tratamento é feito através de lipoaspiração da região, seguindo os princípios de uma lipoaspiração convencional. Nesses casos há a possibilidade de se colocar as cicatrizes em áreas mais distantes e escondidas, sem a necessidade de cicatrizes na aréola.
Em ginecomastias volumosas pode haver necessidade também de ressecção de pele.

Ginecomastia

A cirurgia é realizada geralmente sob anestesia local/peridural e sedação, e, nos casos mais extensos, anestesia geral.
Na maioria dos casos o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia, havendo necessidade de utilizar uma malha compressiva no tórax por período de 4 semanas.
O retorno às rotinas de atividades diárias é rápido, em média 3 a 7 dias. Os pontos são removidos em torno de 10 dias após a cirurgia.

ginecomastia
Para saber mais, entre em contato.