Perguntas frequentes – Otoplastia (Cirurgia das orelhas)

1. A cirurgia da orelha em abano deixa cicatrizes?
R: A cicatriz desta cirurgia geralmente é imperceptível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crâneo. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar “quase inaparente”. Em caso de problemas cicatriciais individuais a cicatriz pode ficar avermelhada, dura e alta (quelóide ou Cicatriz Hipertrófica).

2. Qual o tipo de anestesia?
R: Crianças: anestesia geral. Adultos: anestesia local com sedação assistida ou a critério.

3. Qual o tipo de internação?
R: 12 horas.

4. Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
R: Geralmente em torno de 1,5 horas (bilateral), ou 45 minutos (unilateral).

5. Há perigo nesta operação?
R: O perigo não é maior ou menor que aquele de se viajar de automóvel, avião ou mesmo o simples atravessar de uma rua. São riscos do quotidiano, aos quais estamos acostumados. Como em qualquer cirurgia a(o) paciente está sujeito a algumas complicações como infecção, aderências cicatriciais e outros problemas relacionados a cicatrizes como hipertrofia ou quelóides, que podem trazer alguma deformidade no pós-operatório.

6. Há dor no pós-operatório?
R: Geralmente não. Quando houver a intercorrência de dor, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.

7. Como é o curativo?
R: Faz-se a proteção da cicatriz com curativos pequenos. Protege-se a orelha (principalmente em crianças) nos primeiros 21 dias com uma faixa, a fim de evitar traumatismos locais e para manter as orelhas em posição.

8. Quando são retirados os curativos? Há dor?
R: Em torno do 7º dia. Não existe dor na retirada.

9. Quando atingirei o resultado definitivo?
R: Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 70% do resultado almejado. Após 4meses, o resultado será definitivo.

10. Não há o risco de “voltar o problema do abano” após a cirurgia?
R: Desde que devidamente conduzida a cirurgia, o resultado será definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria (diferença) sempre ficará, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta. Às vezes na parte superior de um ou ambos os lados pode persistir algum abano residual devido a conformação natural da orelha da paciente. Não espere perfeição absoluta, porque a mesma situação pode ser satisfatória para alguns e insatisfatória para outros.

Recomendações sobre a Otoplastia estética:

A) Pré-operatório

- Comunicar-se conosco até a véspera da cirurgia, em caso de gripe, infecções, etc.
– Obedecer ao horário estabelecido para internação.
– Em caso de anestesia geral, manter-se em jejum por um período de 8 a 12 horas antes.
– Lavar os cabelos na vésperas.
– Não tomar qualquer medicamento até 15 dias antes sem relatar ao seu médico (Aspirina e derivados são proibidos por 15 dias antes).

B) Pós-operatório

– Evitar sol, friagem, vento e traumatismos locais por um período de 30 dias.
– Comparecer ao consultório para controle pós-operatório, nos dias indicados pela enfermeira.
– Obedecer à prescrição médica.
– Poderá retornar às atividades escolares, profissionais, etc. 7 dias após a cirurgia.
– Dieta livre.

Importante: qualquer procedimento cirúrgico necessário para retoques desta cirurgia não acarretará em ônus relativo a equipe médica devendo a paciente pagar apenas a clínica e o material gasto na cirurgia. Qualquer procedimento cirúrgico é passível de complicações e problemas pós operatórios, que devem ser discutidos anteriormente com seu cirurgião. Sendo o corpo humano um sistema biológico, passível de problemas imprevisíveis, nenhum cirurgião pode garantir que o resultado pós operatório será aquele idealizado pela(o) paciente. Cabe ao médico decidir sobre a data de qualquer procedimento pós operatório necessário.
Leia com atenção e anote suas dúvidas. Não faça qualquer procedimento sem esclarecer suas dúvidas com seu médico assistente.