Preenchimentos

 

O que é?

A ação da gravidade e da musculatura mímica, associada ao envelhecimento da pele – que, além de outras alterações, leva à absorção de gordura subcutânea – faz com que os sulcos naturais e as rugas se aprofundem.

O preenchimento das rugas e depressões leva à suavização dos vincos, proporcionando um aspecto de rejuvenescimento ao paciente.

Estas substâncias, quando injetadas abaixo da pele, preenchem as rugas, depressões e sulcos, “empurrando a pele para cima”e dando a aparência desejada. Também podem ser colocadas em lábios e no lóbulo da orelha.

Esses procedimentos podem ser realizados individualmente ou associados à cirurgia de face (ritidoplastia).

São muito utilizados para a atenuação dos sulcos nasogeniano (que vai da asa do nariz ao canto da boca e se acentua com o sorriso), dos sulcos ao redor ou no canto inferior dos lábios e para o preenchimento dos lábios.

Pode-se também fazer o preenchimento de rugas mais finas, de cicatrizes deprimidas, ou cicatrizes de acne.

Foram desenvolvidos vários produtos para o preenchimento dessas depressões. De um modo geral, estes podem ser divididos em duas categorias:

o Implantes Absorvíveis, cujo representante principal é o ácido hialurônico (Restylane, Perlane, Juvederm, outros)

o Implantes Inabsorvíveis, cujo representante principal é o polimetilmetacrilato (metacril).

A escolha do material deve ser feita com o cirurgião plástico, em uma conversa franca na qual serão expostas as vantagens de cada método e a indicação, conforme a avaliação de cada caso.

A técnica pode ser realizada no consultório. É um procedimento rápido e que não necessita nem mesmo de anestesia na maioria das vezes.
Se desejado, podem ser utilizados anestésicos tópicos, sob a forma de cremes, aplicados 30 a 60 minutos antes do preenchimento, para atenuar a sensação da picada da agulha.

 

Cuidados pós-procedimento

Aplicação de de compressas frias nas primeiras 24 hs
Evitar deitar-se nas primeiras 4 horas.
Raramente é necessário o uso de analgésicos via oral.
O edema e as equimoses variam dependendo do paciente e do local da aplicação, mas geralmente são bastante discretos, desaparecendo em média em 3 dias.

preenchimentos

Resultados

Os preenchimentos absorvíveis duram em média oito meses.
Os inabsorvíveis, apesar do nome, duram em média dois anos, pois a ação da gravidade e da musculatura mímica não cessa, e os sulcos voltam a se aprofundar.
É ideal realizar-se um retorno após 30 dias, quando reavalia-se a necessidade de novos preenchimentos complementares.